Ermenegildo Zegna
Mais de 450 tipos de tecidos produzidos por artesãos suíços; ternos exclusivos, feitos sob medida; corte impecável e estrutura que se reconhece de longe. Essas são as características que fazem da marca ERMENEGILDO ZEGNA a mais importante da moda masculina.
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A história
A história da elegante marca italiana, especializada em moda masculina, começou em 1910, quando Ermenegildo Zegna, aos 20 anos de idade, iniciou o processo de transformação do pequeno negócio têxtil de seu pai chamado Lanificio Zegna (do italiano, “lanifício” significa fábrica de lã), em Trívero, ao norte da Itália, na região alpina de Biella. O novo gestor tinha um objetivo ousado: produzir os melhores tecidos para roupas masculinas, tão bons a ponto de competir com aqueles fabricados na Grã-Bretanha. Para isso, passou a comprar matéria-prima diretamente de criadores da Austrália e da África do Sul e máquinas de seus rivais britânicos. A próxima etapa foi tornar sua marca conhecida mundialmente, sendo o primeiro a “assinar” tecidos. Naquele tempo, a Inglaterra e a Escócia dominavam o mercado, mas o talentoso Zegna acabou impondo-se por seus produtos de inovadores e de qualidade, confeccionados com as melhores matérias primas, e no processo de produção, além da competência na promoção e divulgação da marca.-
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Já em 1932, Ermenegildo construiu o Centro Zegna, com biblioteca, cinema, teatro, piscina pública e hospital. A idéia ganhou investimentos ao longo do tempo, como a Panorâmica Zegna, um percurso turístico de 14 km, que liga Trivero (Itália) aos Alpes de Bielmonte (Suíça). E ainda conta com a Fundação ERMENEGILDO ZEGNA, que cuida de projetos ecológicos e culturais em vários pontos do mundo. No ano de 1938 a marca já exportava seus produtos de alta qualidade para 40 países, inclusive para os Estados Unidos, embora, em virtude dos altos preços, sua venda tenha sido feita em números limitados durante os tempos da depressão e da guerra americana.--Foi nas mãos da terceira geração que a marca de tecidos transformou-se em uma cobiçada grife. Angelo e Aldo, filhos de Ermenegildo, assumiram a direção em 1960 e a empresa passou a produzir peças de alfaiataria e uma linha prêt-à-porter. Após esse primeiro passo, expandiram então a oferta de produtos, criando linhas esportivas, acessórios e malhas de tricô. Todos os ternos da ERMENEGILDO ZEGNA eram feitos sob medida até 1968, quando então os irmãos lançaram a linha de ternos prontos para venda comercial. A nova linha foi produzida na fábrica localizada em Novara, na Itália. Em 1973 foi inaugurada a primeira fábrica estrangeira da marca na Espanha, seguida em 1975 por outra na Grécia (fechada dois anos mais tarde), e em 1977 na Suíça.--Foi somente na década de 80 que a marca abriu suas primeiras lojas próprias em Paris, em 1980, e na cidade de Milão em 1985. O aumento da produção levou o grupo a investir em mercados estrangeiros, resultando na abertura de filiais na Alemanha, Grã-Bretanha, Espanha, Turquia, México, Estados Unidos (sua primeira loja foi inaugurada em 1989), Japão e, mais recentemente, na China (1991), Hong Kong, Coréia, Cingapura, Taiwan e Austrália, além da criação de unidades de produção na Espanha e Suíça, controladas pelo grupo. A primeira loja no Brasil abriu no Shopping Iguatemi, em São Paulo, no ano de 2001, com alguns destaques que ostentam o luxo da decoração: luminárias alemãs, chão de pedras israelenses e mobiliários italianos.--A linha do tempo1997● Inauguração de sua primeira loja Outlet (unidade que vende produtos com descontos) na cidade de Nova York.1999● Início do comércio on-line da marca.2000● Lançamento, no mercado norte-americano, da ZEGNA SPORT, braço atlético da tradicional marca italiana, que possui roupas e tecidos criados especialmente para a prática de esportes. Além disso, há acessórios mais casuais, mas também kits para diversos esportes, acondicionados em uma embalagem personalizada. O kit de tênis, por exemplo, é composto de camiseta pólo azul e short branco de microfibra. Outro produto de destaque é a jaqueta própria para iPod, que controla o tocador de mp3 por meio de botões na manga do próprio casaco.2003● Lançamento do perfume ESSENZA Di ZEGNA, que não demorou muito para se tornar um grande sucesso.2004● Lançamento da Z ZEGNA, marca fashion do grupo com coleções voltadas para os consumidores mais jovens e ligados em moda. Diferentemente das outras do grupo, a grife conta com um estilista (o italiano Alessandro Sartori), e desfila suas coleções na semana de moda de Nova Iorque.● Lançamento, em parceria com a italiana De Rigo, da primeira coleção de óculos escuros e armações de receituário da grife.2005● Lançamento do perfume Z ZEGNA.2007● Lançamento do perfume ZEGNAINTENSO.● Lançamento das primeiras coleções de roupas íntimas compostas por cuecas, meias e pijamas.--Os ternosPara aqueles que buscam ternos feitos sob medida, a marca criou a Zegna su misura (do italiano, “sob medida”). Após escolher entre diversos modelos e mais de 450 diferentes tecidos, o cliente tem suas medidas tiradas e enviadas à Suíça, onde cerca de dez artesãos são responsáveis pela confecção de camisas, ternos, sobretudos e gravatas. A peça chega em cerca de 45 dias e até a etiqueta tem o nome do cliente. Um terno ZEGNA feito sob medida pode custar até R$ 16 mil. O sucesso de seus ternos se deve também aos tecidos produzidos na fábrica da empresa. E a qualidade, por sua vez, depende diretamente dos materiais usados. O Lanifício Zegna é um dos maiores compradores do mundo de lã, cashmere e seda em seu estado ainda puro e, como a produção de fibras finas requer diversos cuidados por parte dos criadores (a começar da manutenção dos pastos e dos animais, passando pela nutrição e outros fatores que interferem nos resultados), o Grupo ZEGNA criou troféus para reconhecer e incentivar os melhores criadores de matérias-primas para tecidos.- -A qualidade das coleçõesA coleção da ERMENEGILDO ZEGNA representa o que há de mais chique em alfaiataria masculina com padronagens exclusivas nos tecidos. A grife é conhecida por seus ternos clássicos, bastante formais e corte impecável. Jaquetas e casacos também integram todas as coleções, que contam com tecidos exclusivos produzidos na própria empresa. A marca conta ainda com acessórios como cintos, mocassins, carteiras e pastas, todos de couro bovino ou de jacaré. Algumas linhas possuem detalhes de ouro (fivelas, por exemplo). Para completar o visual, gravatas de seda pura e abotoaduras de prata e ônix. A ZEGNA também aposta na tecnologia de seus tecidos para criar produtos inteligentes. Prova disso é a jaqueta Elements (do inglês, “elementos”). Feita de lã de carneiro ou puro cashmere, seu tecido possui um polímero de membrana termosensível aplicado na sua superfície interna que se adapta à temperatura externa, com um mecanismo que se abre com o calor e fecha com o frio. Outro exemplo de tecnologia é a Solar jacket (do inglês, algo como “jaqueta solar”): painéis em sua gola removível transformam a luz do sol em energia renovável para recarregar aparelhos portáteis como iPod e telefones celulares ou qualquer outro aparelho com entrada USB.--O temploNo dia 25 de outubro de 2007, na famosa rua Montenapoleone, onde convivem lado a lado marcas como Dior, Cartier, Versace, Gucci, Prada e YSL, localizada na cidade de Milão, foi inaugurada a primeira megastore (loja que contém todos os itens da marca) da ERMENEGILDO ZEGNA. Dentro da loja de quatro andares, que ocupa 700 metros quadrados, projetada por Peter Marino, o premiado arquiteto nova-iorquino que desenhou lojas para a Chanel, Louis Vuitton e Dior, foram usados 55 materiais diferentes, entre mármores, madeiras e metais, predominando os padrões cinzentos riscados e a madeira natural, uma alusão aos tecidos produzidos pelo fundador da empresa. Nesta loja pode-se encontrar todo um leque de produtos de luxo exclusivamente para homens, que vai das linhas executivas às mais esportivas, passando ainda pela roupa íntima, acessórios, perfumes e sapatos. Este novo modelo de loja também conta com uma unidade localizada na Quinta Avenida em Nova York.--Os famososO ator norte-americano Adrien Brody, ganhador do Oscar de melhor ator pela atuação em O pianista (2002), de Roman Polanski, é considerado o famoso que mais traduz o estilo ZEGNA. O ator foi rosto das campanhas de primavera-verão e outono-inverno de 2003 e, durante as premiações que exigem traje de gala, não abre mão de ternos da grife. Além dele, a ZEGNA já escolheu o ator mexicano Diego Luna e o músico norte-americano Peter Cincotti para suas campanhas.-
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Dados corporativos
● Origem: Itália● Fundação: 1910● Fundador: Ermenegildo Zegna● Sede mundial: Milão, Itália● Proprietário da marca: Grupo Zegna● Capital aberto: Não● Chairman: Paolo Zegna● CEO: Gildo e Ermenegildo Zegna
● Presidente: Ann Zegna● Faturamento: € 843.4 milhões (estimado)● Lucro: € 69.7 milhões (estimado)● Lojas: 525● Presença global: 86 países● Presença no Brasil: Sim (5 lojas)● Maiores mercados: Europa e Ásia● Funcionários: 7.500● Segmento: Roupas e acessórios masculinos● Principais produtos: Ternos, sapatos, roupas masculinas, perfumes e acessórios● Ícones: Seus impecáveis ternos● Slogan: Great Minds Thinks Alike.
● Website: www.zegna.com
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A marca no mundoA luxuosa marca italiana ERMENEGILDO ZEGNA se transformou numa potência. Hoje, a marca tem 525 lojas próprias em 86 países (cinco unidades no Brasil), com unidades de produção na Espanha, Suíça, México e Turquia e faturamento de €843.4 milhões. A marca ERMENEGILDO ZEGNA produz anualmente 2.3 milhões de metros de tecidos, 600.000 mangas de camisa, quase 1.6 milhão de roupas esportivas e 1.75 milhão de acessórios. Cerca de 90% do faturamento é derivado de vestuário e acessórios e 10% de têxteis. Mais de 86% de suas vendas destinam-se à exportação. Além disso, o Grupo ZEGNA detém hoje a malharia Agnona, os tecidos Guida, a marca Longhi, 50% da SharMoon (fábrica chinesa de tecidos de luxo) e participa de uma joint venture com o Grupo Salvatore Ferragamo na gestão dos calçados e da linha de couro da marca.-Você sabia?● 88% das compras dos produtos da grife são “codificadas”, de forma que a empresa sabe quem comprou, onde, e se comprou de novo.-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Fonte: www.mundodasmarcas.blogspot.com
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