Esse produto não vende!
Essa expressão é muito utilizada em nosso ramo, o óptico.
Seria melhor dizer: ESSE PRODUTO NÃO SE VENDE...
Tenho acompanhado o desenvolvimento do setor, posso garantir, no que se refere a profissionais, nosso setor precisa de bastante treinamento.
Também acho que as empresas deveriam fazer esses treinamentos com mais regularidades, pois, uma vez ou outra não surte efeito eficaz.
No entanto, é fácil vender o que se vende, melhor, não vender...o cliente compra sozinho, pois muitas vezes ele sabe ou detem informação sobre o produto melhor do que a pessoa que o está atendendo.
Isso é um avanço da tecnologia, clientes mais informados requer funcionários mais treinados.
Em meio a tantas marcas, o que vale mais...
Em meio a tantas lojas de varejo, umas do lado das outras, qual a razão pro cliente entrar na A ou B?
Por que uns conseguem fazer em 10 pagamentos?
Enfim, são tantas informações que não somos capazes de distinguir o obvio...por exemplo, você que vende o Ray-Ban ou o cliente que compra?
Por que alguns clientes compram produtos desconhecidos e caros?
Refletir sobre o nosso comportamento perante as situações passa a ser um exercício diário, tirar o melhor proveito das situações passa a ser um desafio ainda maior.
E vender o que não se vende? Passa a ser um desafio?
Muitas vezes, o que não se vende, gera mais lucro...pense nisso!
Sou profissional do ramo a um bom tempo também, e eu sempre fui atento ao atendimento, como você mesmo citou, "você vende Ray Ban ou o cliente simplesmente o compra"?
ResponderExcluirFalta muito ainda no mercado óptico, para muitas empresas e lojas do setor, não passamos de números, mas deve haver uma sinergia entre a empresa como um todo e o consumidor, não basta apenas vender, é necessário vender corretamente.
Ganhei muitos clientes atuando dessa forma, nem sempre vender o mais "caro" é o melhor, é fundamental saber ouvir o cliente, e independente de quanto ele pretenda gastar o atendimento deve ser de ponta.
Principalmente quando o assunto é vender algo novo.
Abraços.