Timberland
Seus calçados e roupas são feitos para quem gosta de curtir natureza e uma boa dose de adrenalina. Impermeáveis, confortáveis e modernos, são ideais, como por exemplo, para um dia ao ar livre, uma trilha, um acampamento ou para prática de esportes radicais e eco-turismo. A TIMBERLAND é sinônimo de natureza e cheiro de ar puro.
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A história
A história da marca começou no ano de 1918 em uma pequena empresa produtora calçados na cidade de Boston, estado americano do Massachusetts, onde o fundador da TIMBERLAND, Nathan Swartz, iniciou sua carreira manufaturando botas como aprendiz de rebitador. Com suas próprias mãos, cortava o couro, emendava as solas e aprendia todos os processos de confecções de uma bota. Em 1952, comprou metade da Abington Shoe Company, fundada em 1933, e três anos mais tarde se tornou o único dono ao pagar mais US$ 20.000, colocando seus filhos, Sidney e Herman, para trabalharem na empresa. Juntos, fizeram calçados para os principais fabricantes do país por quase 10 anos.
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Em 1965 eles desenvolveram a bota à prova d’água através de uma inovadora tecnologia que ligava a sola ao corpo da bota de uma forma interiça e sem emendas ou costuras. Porém, foi somente em 1973 que a empresa deixou seu nome na história, sendo a pioneira ao criar uma bota de couro totalmente à prova dágua, surgindo assim à marca TIMBERLAND e suas tradicionais botas na cor amarela (conhecidas popularmente como Yellow Boot). O sucesso foi imediato, especialmente entre os universitários. No ano seguinte a empresa vendeu 5.000 pares das tradicionais botas, e em 1975 a produção atingia 250.000 pares. Era o começo do sucesso
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O nome TIMBERLAND se tornou tão popular que a empresa passou a chamar-se The Timberland Company. A partir de 1978 a TIMBERLAND começou a vender também botas normais e no ano seguinte calçados voltado para a prática de esportes aquáticos como iatismo. Nos anos 80, a empresa expandiu-se internacionalmente ingressando no mercado italiano, no qual as botas se tornaram um verdadeiro sucesso (somente em 1984, 400 mil pares de botas foram vendidas), e conseqüentemente no europeu sendo vendida na Alemanha, França, Turquia e Suíça, além de inaugurar suas primeiras lojas próprias em 1988 nas cidades de Boston, Nova York e Londres. Na década seguinte a TIMBERLAND, além de inaugurara várias lojas próprias, diversificou sua linha de produtos com roupas (camiseta, calça e jaquetas), acessórios (cintos, óculos, relógios, mochilas, bonés, carteiras e meias) e uma linha de produtos voltados para um público infantil. O sucesso da marca fez com que a empresa se expandisse rapidamente, atingindo a cifra de US$ 1 bilhão em faturamento no ano de 2001. Atualmente as coleções da marca, sem esquecer as origens, têm evoluído a partir de um conceito mais técnico e desportivo, focando as atividades ao ar livre mas levando em conta um ar mais casual e urbano.
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A linha do tempo
1988
● Lançamento da linha de calçados femininos e da coleção de roupas para homens e mulheres, diversificando a gama de seus produtos. A linha de roupas, assim como a de calçados, foi desenvolvida para ser utilizada em condições extremas.
1996
● Licenciamento da produção de seus primeiros relógios.
1998
● Lançamento da linha Timberland Pro composta por calçados para uso profissional. As botas utilizavam tecnologia de ponta para garantir impermeabilidade e isolamento contra choques elétricos.
2000
● Lançamento da linha de calçados e confecções de performance, para atender a crescente demanda por artigos para a prática de eco-turismo e esportes de aventura.
● Lançamento da linha de calçados infantis.
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As tecnologias
A TIMBERLAND ao longo de sua história patenteou e utilizou inúmeras tecnologias em seus calçados:
A.C.C. - A tecnologia garante excelente flexibilidade nas manobras executadas com as partes dianteiras dos pés, além de oferecer a estabilidade e o suporte necessário às partes traseiras nos terrenos irregulares.
BSFP - Ao caminhar, o exclusivo solado Timberland B.S.F.P responde aos movimentos naturais dos pés: breque, suporte, flexão e propulsão. O resultado é um excelente desempenho e durabilidade.
Controle Climático - Controle da umidade e respiração destinado a preservar o conforto dos pés em qualquer condição.
Waterproof - Sistema composto por couros, materiais hidrofugados e costuras seladas que garantem a impermeabilização total em qualquer condição de uso, além de permitir a troca de vapores com o ambiente. 100% à prova d'água.
Agile IQ - Composto de cinco itens, do solado à palmilha, que garantem a melhor combinação de amortecimento, estabilidade, agilidade e conforto. Placa que possibilita estabilidade e palmilha de multidensidade anatômica.
Vibram - Solado composto de borracha que oferece maior tração, flexibilidade e performance em terrenos acidentados, garantindo ótima durabilidade e resistência.
Smartwool - Lã que garante eficiência, versatilidade e o não odor. É inserido nas palmilhas dos calçados e no forro do mesmo.
Goretex - Membrana Impermeável de alta performance desenvolvida para proporcionar máximo conforto em longas aventuras. Independente da intensidade da atividade, permitira que a transpiração passe pela membrana, impedindo a umidade dos pés.
Splash Blaster - Tecnologia que garante maior vida útil aos calçados infantis, isso se deve ao tratamento feito no couro que não deixa mancha e repele água.
Serdia - Tecnologia adaptada para absorver e neutralizar o odor do calçado.
Precise Fit - Tecnologia que elimina todas as lacunas que possam existir causando desconforto ao pé. O diferencial está na palmilha. Possui partes que se encaixam na palmilha principal otimizando ao formato de cada pé (altura, largura e comprimento).
Boa - Sistema de amarração que garante perfeito ajuste dos pés além de excelente firmeza. Os fios de aço percorrem o pé inteiro, desde o peito do pé até o tornozelo.
Drilex - Tecido que garante uma eficiente evaporação do suor, não deixando os pés úmidos.
Eco Step - Solado de excelente resistência, sendo 30% da borracha utilizada é feita de materiais recicláveis. Isso garante uma redução de lixos e tóxicos gerados ao meio ambiente.
Ortholite - As palmilhas de dupla-densidade confeccionadas com a espuma OrthoLite não avariam ou perdem amortecimento com o tempo.
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Empresa do bem
Você já ouviu a palavra Serv-A-Palooza Day? O nome pode parecer estranho, mas o significado para a TIMBERLAND é muito familiar. Tudo começou em 1997 quando a empresa introduziu um dia inteiro de serviços comunitários prestados por seus funcionários. Neste dia a empresa não funcionou e seus mais de mil funcionários passaram 8 horas servindo à comunidade em 13 cidades da região de New Hampshire e Massachusetts. O que começou como uma simples forma de retribuição a comunidades, se tornou nos anos seguintes um evento oficial da marca, espalhando-se pela maioria dos países onde a empresa opera. Um dia por ano a TIMBERLAND, através de seus funcionários, e parceiros realizam uma ação comunitária global com prestação de serviço voluntário à comunidade. O evento, geralmente, é realizado em setembro, preferencialmente nos dias 20 ou 21. Porém, para a empresa, trabalho voluntário não é algo que se faz apenas uma vez por ano. Sempre há algum projeto filantrópico em andamento como um mutirão para a limpeza e recuperação de espaços públicos em Lawrence, Massachusetts, e um programa de melhorias de um centro de apoio a crianças com deficiência física em Ho Chi Minh (ex-Saigon), capital do Vietnã. A TIMBERLAND apóia essas iniciativas por princípios ideológicos, mas os potenciais benefícios corporativos são inegáveis. “Há muitas coisas que as pessoas fazem para montar as equipes. Elas recorrem a consultores, organizam programas de exercícios, fazem reuniões fora da empresa. Além de não custar nada, o serviço voluntário também resulta em benefícios paralelos”, atesta Danette Wineberg, assessora geral da empresa.
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Os slogans
Take it all on.
Seek Out.
Don’t Wear It. Use It.
Make it better.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1952
● Fundador: Nathan Swartz
● Sede mundial: Stratham, New Hampshire
● Proprietário da marca: The Timberland Company
● Capital aberto: Sim (1987)
● Chairman: Sidney Swartz
● CEO & Presidente: Jeffrey B. Swartz
● Faturamento: US$ 1.36 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 42.9 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 644.8 milhões (fevereiro/2009)
● Lojas: 700
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim (11 lojas)
● Funcionários: 6.300
● Segmento: Calçados
● Principais produtos: Calçados, roupas e acessórios
● Ícones: As tradicionais botas amarelas
● Slogan: Make it better. (Faça melhor)
● Website: www.timberland.com
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A marca no Brasil
A TIMBERLAND chegou ao Brasil em 1996, sob licença da São Paulo Alpargatas, e em pouco tempo construiu uma história de sucesso. Começou com duas lojas em São Paulo, nos shoppings Iguatemi e Morumbi, e uma comunicação focada na sua essência: estilo de vida inspirado no outdoor. Dentro desse segmento, que pressupõe design e tecnologia no desenvolvimento de artigos para atividades ao ar livre, destaca-se como uma marca de estilo próprio e moderno.Criar produtos com atributos especiais é uma forte característica da TIMBERLAND. Atualmente a marca possui 11 lojas no país.
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A marca no mundo
A empresa, líder mundial no segmento de calçados outdoor com mais de 36% das vendas, tem 6.300 funcionários e seus produtos são vendidos em suas 200 lojas próprias localizadas nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina, e outras 500 franqueadas, além de serem encontrados em lojas de departamento, lojas especializadas em calçados e revendedores independentes ao redor do mundo. A cada minuto é vendido um par das tradicionais botas amarelas (Yellow Boot) no mundo.
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Você sabia?
● A TIMBERLAND destaca-se no mercado internacional por estar sempre preocupada em fazer produtos de qualidade máxima, pela tecnologia e por ser lançadora de tendências.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Leia mais: http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/timberland-seek-out.html#ixzz0ZnEnIqT7
Fonte: www.mundodasmarcas.blogspot.com
Gosto muito da marca timberland.se podesse comprar tudo que a loja fabrica, seria um sonho.mas quando vou fazer minhas caminhada ou viajar paar acampar...levava meu companheiro, uma bota que infelismente me roubaram.paciência pra quem fez isso.de repente alguém quiz a minha de em vez comprar uma a sua cara, a minha tinha a minha cara , uma história.mas acredito encontrar um dia uma parecida !adoro essa marca e tudo que ela cria!O mundo deveria segir o seu caminho, uma empresa do bem!
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